Mercado da criptografia de canais da tv paga está em decadência

Um estudo encomendado pela IHS, denominado relatório CA Market Monitor (Monitor do Mercado de Acesso Condicional), pode dar uma luz à dificuldade do mercado de tv por assinatura em conter a constante quebra de criptografia dos canais da tv por assinatura, a tão conhecida pirataria da tv paga.
O acesso condicional é qualquer método ou tecnologia que impede que o conteúdo de TV digital possa ser assistido por aqueles a quem não tenham sido concedidos direitos.
Em relação à tv por assinatura e o uso de seus STBs (os receptores originais das operadoras), há uma boa variedade de implementações de Acesso Condicional, CA ou criptografia, seja lá como você preferir chamar, desde softwares incorporados ao STB ao uso de smartcards com a criptografia ou chips que implementam o acesso condicional nestes receptores.
A lógica esperada pelo estudo da IHS seria de que, com o crescimento do mercado da tv por assinatura o mercado de acesso condicional também apresentasse um crescimento, mas não é isto o que está ocorrendo.
Em 2003 haviam 44 milhões de lares em todo o mundo que contavam com a receptores de tv por assinatura com criptografia, no final de 2013 este número era de 246 milhões de assinantes da tv por assinatura com criptografia, quase 6 vezes mais em 10 anos.
O número de receptores de tv por assinatura a usar acesso condicional em cresceu 6% em 2013, em relação ao ano anterior, 2012.
Mesmo assim, o faturamento das empresas de acesso condicional sofreu um declínio de 4,5%, em 2012 foi de US$ 2,2 bilhões e em 2013 foi de US$ 2,11 bilhões.
A previsão é que em 2015 o número de receptores de tv por assinatura com acesso condicional suba para 275 milhões de receptores, crescimento impulsionado pelos mercado emergentes e pela digitalização da tv a cabo na China, que até o ano passado usava a tecnologia analógica.
Em 2015 a previsão é de que 53% das famílias em todo o mundo deverão contar com tv por assinatura usando receptores com algum sistema de acesso condicional.
O setor de criptografia para a tv por assinatura considera que o mercado de acesso condicional está saturado e por isto algumas empresas do setor foram vendidas para grupos mais poderosos, limitando o mercado de acesso condicional a poucas e grandes empresas ditando as regras do mercado.
A maior empresa de desenvolvimento de acesso condicional atualmente é a Cisco Systems Inc. que domina 32% do mercado de criptografia para a tv paga. Para se tornar a maior do mercado a Cisco adquiriu recentemente a NDS Group Ltd. que pertencia à News Corp.A segunda maior empresa do mercado é a Nagravision, pertencente ao grupo suiço Kudelski que domina 27% do mercado de criptografia da tv paga.
Conforme anunciamos ontem, a Nagravision vai perder mercado para a NDS no próximo ano, já que a Sky Alemanha, que usa atualmente tanto o Nagra 3 como o NDS Videoguard em seus pacotes de canais, e esta desistindo da criptografia Nagra 3.
O assunto não é discutido abertamente pelo mercado de tv paga, mas tanto NDS Videoguard quanto Nagra 3 são criptografias vulneráveis à pirataria da tv paga que ocorre em todo o mundo.
Mas o declínio do faturamento das empresas de criptografia pode ser explicado pelo recusa das operadoras de tv por assinatura em investirem em sistemas de criptografia mais seguros oferecidos pela NDS e Nagravision.
Se a decadência do mercado de criptografia continuar isto pode significar que o mercado da pirataria da tv por assinatura poderá ter uma sobrevida de muitos e muitos anos.
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