Erro grosseiro foi o que provocou a perda dos satélites Galileu lançados em foguetes russos

A imprensa russa divulgou hoje o motivo da perda dos dois satélites da constelação Galileo, o sistema de GPS inventando pelos europeus, que foi ocasionada por um lançamento mal sucedido a bordo de um foguete russo Soyuz.

O motivo da perda dos dois satélites, que estão em órbita, no entanto em uma altitude totalmente errada daquela em que deveriam estar e por isto não podem mais ser utilizados e já foram declarados como perdidos, foi considerado pelos próprios russos como um erro grosseiro.
Sim, um erro muito grosseiro já que não houve nenhum tipo de erro mecânico ou de equipamento no lançamento que tenha provocada a liberação dos satélites na órbita errada, o erro foi de programação, ou seja, o operador responsável por programar os dados de órbita no firmware do foguete simplesmente programou a órbita errada na qual o foguete liberou os dois satélites.
Explicando de uma maneira mais simples, o foguete fez tudo certo já que liberou os satélites na órbita que havia sido programado em seu firmware, provocando uma perda de centenas de milhões de dólares.
A informação foi dada por uma fonte da Agência Espacial Russa e ainda não foi confirmada oficialmente.
A Arianespace, dona da base de lançamento na Guiana Francesa, local de onde foi lançado o foguete Soyuz com os dois satélites Galileu está realizando um inquérito para tentar descobrir em que momento houve a falha na colocação em órbita dos satélites Galileu.
No entanto, o que se espera é que a conclusão seja a mesma, já que declarações vindas da Agência Espacial Europeia dão conta de que o mais provável é que o erro tenha acontecido no quarto estágio do lançamento do foguete, justamente aquele em que ocorrem os pulsos de liberação dos satélites em sua órbita programada.
Se for provado que o erro foi mesmo este, o foguete Soyuz será totalmente isentado do erro e a responsabilidade pelo problema terá um novo dono, o módulo Fregat, de responsabilidade dos europeus em parceria com os russos. O módulo Fregat foi desenvolvido em 1990 e de lá para cá já foi responsável por 40 operações de lançamento de objetos em órbita bem sucedidas.
Esta era a primeira vez que a Arianespace lidava com o módulo Fregat, o que pode ter ocasionado o erro de calculo programado para a órbita de liberação dos satélites perdidos.
Share this article :

Postar um comentário

Fiquem a vontade para criticar, elogiar ou até mesmo pra dar dicas

 
Support : Creating Website | PC SATELITE | MUNDO DAS ATUALIZAÇÕES
Copyright © 2011. .::::PC SATELITE::::. - All Rights Reserved
Template Created by PC SATELITE Published by MUNDO DAS ATUALIZAÇÕES
Proudly powered by Blogger